O que é email marketing?


O email marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, via email.

Alguns exemplos comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:

Oferta de passagem aérea
Promoções
Confirmação de uma compra online
Newsletter
No início do uso do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”). Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.

Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o email é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.

Por que utilizar email marketing?
Nos últimos tempos, as redes sociais têm ganhado os holofotes no marketing digital. No entanto, o email marketing também pode ser uma ótima opção para quem coleta endereços de email e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos. Veja alguns motivos:

Grande alcance
Segundo a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019. Esse número representa mais de um terço da população mundial!

Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Alcance previsível
Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.

Já no email marketing, o mesmo não acontece. Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu email na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais para frente).

Formato flexível
O email é a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura. Mensagens enviadas por email não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.

Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ter o formato de que você desejar!

Obviamente, existem boas práticas a serem seguidas na hora de escrever e fazer o layout de um email. Mas abordaremos esse assunto um pouco mais pra frente!

Alto retorno financeiro
Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio (por exemplo, “rockcontent.com”), uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.

Escolher uma boa ferramenta de email marketing é essencial. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas como o Mailchimp.

Independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o email é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.

Qual o papel do email marketing na sua estratégia de marketing?
Embora o email marketing seja vinculado com frequência a uma abordagem promocional e comercial, ele vai muito além dessa estratégia.

Quando alguém dá permissão a uma empresa de enviar emails diretamente na sua caixa de entrada, esta pessoa está te dando acesso a uma parte da sua vida pessoal, assim como abertura a conversa. Afinal, nosso email é o que utilizamos não só para receber mensagens de empresas que gostamos, mas também para nos relacionar com amigos, família e colegas de trabalho.

Portanto, em uma estratégia de marketing, o email é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes. E isso pode trazer resultados incríveis! Confira abaixo como o email marketing se encaixa na sua estratégia de marketing digital.

Engajar os leads
Quando uma pessoa opta por receber emails da sua empresa, ela espera que você mantenha contato com ela de tempos em tempos. Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas se esquecem de manter um relacionamento constante com sua base de contatos via email!

Portanto, o email marketing pode ser utilizado na sua estratégia de marketing para engajar seus leads. Isso pode fazer com que seus leads se lembrem sempre de você, aumentando as chances de que eles virem clientes.

Promover seus conteúdos
Se você possui um blog, sabe que promover os conteúdos que você produz é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Existem vários canais que você pode utilizar para promover seus conteúdos, e o email é um deles! O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir para que os posts do seu blog ganhem mais acessos, e assim aumentar a sua visibilidade na Internet.

Nutrir e educar seus leads
A nutrição de leads é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing. Apenas com ela é possível transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes. Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e estreitar seu relacionamento com eles.

Kit de geração de leads

O email é o melhor canal para nutrir seus leads, pois apenas ele permite que você envie mensagens personalizadas para as pessoas certas, no momento certo. Portanto, se você utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o email marketing para nutrir e educar seus leads.

Vender
Você já recebeu emails com ofertas ou promoções na sua caixa de entrada? Muitas empresas, especialmente aquelas que vendem produtos diretamente para consumidores como roupas e passagens aéreas, utilizam esse canal para aumentar suas vendas.

Hoje em dia, é possível estimular seus contatos a realizar transações com apenas um clique a partir do email. E em breve, o pagamento diretamente no email também será uma realidade. Portanto, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

Se relacionar com consumidores e clientes
Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes! A parte de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound e você precisa prestar atenção nela.

Compradores satisfeitos trazem diversos benefícios para seu negócio, e você pode manter esse relacionamento por email. Aproveite este canal para enviar para seus clientes conteúdos relevantes, além de descontos e promoções.

Os 4 tipos de email que sua estratégia precisa ter
Para começar a entender como montar uma campanha de sucesso e como inserir o e-mail marketing no dia a dia do marketing digital da sua empresa, é importante conhecer os diferentes tipos de e-mail que a sua empresa pode enviar.

Atualizações do Blog
Esse é o tipo de e-mail que você já deve estar acostumado a ver. É aquele que anuncia quando um conteúdo novo é postado no seu blog.

Eles são excelentes para começar a interagir mais com seus leitores. Quando alguém se inscreve na sua lista pela primeira vez, é bem provável que esses sejam os primeiros emails que ele vai receber.

É uma maneira de manter a sua lista ativa e em contato com os novos conteúdos que você posta, além de aumentar as chances de você gerar leads com os CTAs dentro dos seus textos.

Newsletter
A newsletter é uma velha conhecida de e-commerces e de blogs. Muitas empresas enviam para seus contatos atualizações mensais ou semanais com os principais posts do blog e notícias da empresa ou do mercado.

Se você realmente quer que a sua newsletter seja lida, invista tempo em criar uma newsletter que tenha identidade própria e que contenha conteúdos relevantes para seus leitores. Não se esqueça de incluir links para levar o leitor para páginas externas em que ele possa ler mais sobre aquele assunto.

Guia newsletter

Convites para eventos
Emails são excelentes para promover eventos que você está organizando. O grande desafio aqui é apresentar de forma clara porque esse evento vale o comparecimento dos seus contatos.

Na hora de escrever emails que promovem eventos, não se esqueça de incluir todas as informações necessárias, como local, data, hora, limite de participantes, entre outros. E lembre-se de colocar em destaque o link para a página de inscrição ou compra de ingressos!

Emails de nutrição de leads
Dependendo da ação que a sua persona decidir fazer dentro do seu blog ou site, você pode querer inseri-la em um fluxo de nutrição. A nutrição consiste em uma série de emails com conteúdo relevante e segmentado. Como o nome sugere, esses são emails que ajudam a lead a caminhar pelo funil de vendas até uma posição clara de compra.

Identificando um grupo de contatos que você sabe que tem interesse em um assunto específico, você pode continuar a conversa com mais conteúdos relevantes e segmentados que aumentam a probabilidade dessas leads continuarem em contato com a sua empresa.

Como começar: ferramentas e templates
Se você vai começar sua estratégia de email marketing agora, precisa de um ingrediente fundamental: uma ferramenta, ou software, que realize disparos de email em massa.

A ferramenta mais indicada para iniciantes é o Mailchimp, pois além de possuir uma versão gratuita, sua utilização é fácil e intuitiva. Além dela, outros softwares populares no mercado são o GetResponse e o Mailee.

O email marketing também pode ser feito por meio de softwares completos de automação de marketing, como RD Station e Hubspot. Estas são ferramentas que realizam várias funções além do email marketing, como gestão de redes sociais, lead tracking, gestão de blogs, entre outros.

Como escolher o template ideal para seus emails
Com uma ferramenta em mãos, o próximo desafio será escrever seu primeiro email. E para isso, você vai precisar escolher qual template utilizar!

É possível criar um template do zero, em HTML, ou utilizar templates prontos que são fornecidos por ferramentas como a Mailchimp. A última opção é a mais simples, pois reduz o seu trabalho.

Quando for escolher seu template, busque um que seja responsivo, ou seja, que se adapte a dispositivos móveis. Hoje em dia, a maioria das pessoas leem emails em smartphones ou tablets. Portanto, se seu template não for responsivo a esses dispositivos, a leitura dos seus emails ficará muito difícil (ou até mesmo impossível).

Além de responsivo, seu template deve ter espaço para imagens e texto. Muitas empresas enviam emails que contém apenas imagens. No entanto, alguns provedores consideram esse tipo de email como spam. O ideal é mesclar blocos de imagem e texto, o que torna seu email mais leve e agradável de se ler.

Finalmente, na hora de buscar o template ideal, lembre-se que menos é mais. Por mais clichê que essa expressão seja, simplicidade é a chave para focar a atenção do seu leitor no que você deseja — seja o conteúdo do email, o call-to-action, o compartilhamento ou outra ação que você queira que ele realize.

Construindo uma lista de emails
Por mais triste que seja, uma lista de contatos de email cai em 22,5% a cada ano. Endereços de email mudam, pessoas abandonam contas antigas e contatos optam por sair da sua lista.

Por esse motivo, um dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de email marketing é construir e crescer sua lista de contatos. Mas por onde começar?

A primeira solução que vem em mente, muitas vezes, é comprar uma lista de emails. Porém, a regra de ouro do email marketing é nunca comprar listas de contatos! Vamos te explicar o por quê.

Por que comprar uma lista de emails é um dos maiores erros que você pode cometer?
A caixa de entrada de uma pessoa é um espaço extremamente pessoal. É ali que ela lida com mensagens do trabalho assim como assuntos pessoais.

Portanto, se alguém forneceu seu endereço de email para você, quer dizer que essa pessoa está disposta a interagir com você.

Ao comprar uma lista, você está adquirindo endereços de email que não escolheram receber mensagens suas. Portanto, nenhuma destas pessoas te deu permissão para enviar mensagens diretamente para suas caixas de entrada.

Além disso, listas prontas também costumam conter endereços de email falsos, inexistentes ou com erros de digitação — o que indica aos provedores que você está enviando emails para uma lista comprada, levando a uma possível penalização pelos provedores.

Ou seja, comprar uma lista de emails é um prato cheio para prejudicar a imagem da sua empresa.

Construir uma lista de emails demanda tempo e esforço, mas continue lendo para conferir as dicas que vão tornar esse processo mais fácil.

Como construir uma lista de emails de qualidade
O primeiro passo para começar a coletar emails é adicionar, no seu blog, um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus emails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades.

Algumas ferramentas facilitam essa coleta de emails. Nossa preferida na Rock Content é a Hellobar, que adiciona uma janela ou pop-up de coleta de emails ao seu site.

Quer experimentar a ferramenta? Utilize nosso link de afiliado e receba 1 mês de acesso grátis a Hello Bar. Basta se cadastrar aqui.

Uma alternativa a essa ferramenta é o OptinSkin, plugin do WordPress que permite colocar caixas de coleta de email em qualquer lugar do blog.

Lembre-se que quanto mais simples for o processo para seus usuários cadastrarem seus emails, mais endereços você vai coletar. Portanto, facilite a experiência do usuário no seu blog.

Você pode querer pedir outras informações, além do email, no momento do cadastro. Isso é normal, mas fique atento apenas para não fazer perguntas em excesso. Isso pode assustar seus visitantes e fazer com que eles desistam de fornecer o endereço de email para você.

Finalmente, lembre-se que construir uma boa lista de emails envolve dois componentes: conseguir novos contatos e manter os que você já tem. Para manter seus contatos por perto, envie sempre conteúdos que sejam relevantes. Caso contrário, você pode perder tudo que trabalhou para conquistar.

Dicas para escrever emails incríveis
Quando você já tiver uma ferramenta para enviar emails, um template e uma lista de contatos, estará ansioso para enviar seu primeiro email.

Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas se você quer escrever emails incríveis para seus assinantes. Confira!

Mantenha o texto curto
Você sabia que o tempo médio de atenção dos seres humanos hoje em dia é de 8 segundos? Com isso em mente, fica claro que você precisa ser claro e objetivo na hora de escrever seus emails.

Revise e edite seus emails para se livrar de tudo que não é necessário para comunicar sua mensagem. Vá direto ao ponto do que você quer falar, e evite distrações.

Use a linguagem adequada
Quando estiver escrevendo seus emails, considere quem estará do outro lado lendo. Ou seja, qual é a persona dos seus emails?

A partir disso, você poderá determinar qual tom de voz usar, e que tipo de expressões, jargões ou gírias você deve evitar.

Estabeleça um tom de conversa
O email serve para nutrir relacionamentos com sua lista de contatos. Portanto, crie proximidade nos seus textos, trate seu leitor pelo nome e fale de uma maneira que vai ressoar com seus contatos. Dessa maneira, você cria com eles um diálogo bilateral.

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Como levar sua estratégia para o próximo nível
Até agora, cobrimos o conhecimento básico que você precisa para começar uma estratégia de email marketing que vá contribuir para o seu relacionamento com seus assinantes.

Depois de tudo isso implementado, você pode se perguntar quais são os próximos passos para levar sua estratégia para um outro nível, onde você poderá gerar oportunidades de negócio, entregar mensagens personalizadas e otimizar suas campanhas para alcançar os melhores resultados.

O passo mais importante para que isso possa acontecer é estabelecer um plano de ação. Ele vai te ajudar a definir uma periodicidade de envio de emails, assim como determinar quais tipos de email enviar e para quem. Um bom planejamento de email marketing é composto por 5 etapas básicas:

Definir sua persona;
Determinar qual conteúdo vai ser enviado;
Estabelecer a frequência de envios;
Definir os objetivos de cada campanha, assim como quais métricas acompanhar
Organizar um calendário de envio
Com todas essas etapas implementadas, você terá uma estratégia estruturada e estará à frente de muitas outras empresas!

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
– Curso de Email Marketing da Universidade Rock Content
– Guia Para Criação de Personas
– Enciclopédia do Marketing de Conteúdo
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